quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Gestão de Memória Principal

Gestão de Memória Principal




- Memória Principal  (Ram) :  constituem uma das partes mais importantes dos computadores, pois são nelas que o processador armazena os dados com os quais está lidando. Esse tipo de memória tem um processo de gravação de dados extremamente rápido. No entanto, as informações gravadas se perdem quando não há mais energia elétrica, isto é, quando o computador é desligado, sendo, portanto, um tipo de memória volátil. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais melhor.



- Memória Secundária ( Disco Rígido) : A memória secundária é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo. Exemplos de memória de massa incluem o disco rígido e mídias removíveis como o CD-ROM, o DVD, o disquete e o pen drive. Normalmente a memória secundária não é acessada diretamente pela ULA, mas sim por meio dos dispositivos de entrada e saída. Isso faz com que o acesso a essa memória seja muito mais lento do que o acesso a memória primária. Supostamente, consideramos que a memória terciária está permanentemente ligada ao computador.








- Memória Virtual (Ram+Ms)Memória virtual, é uma técnica que usa a memória principal como uma cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.





- O Sistema Operativo é responsável  por : O Sistema Operativo é um programa ou conjunto de programas que tem como função servir de interface entre o computador e o usuário. O Sistema Operativo é responsável por todo o funcionamento do computador desde do software a todo o hardware instalado na máquina.



Sistemas de Ficheiros

- Um Sistema de Ficheiros é constituido por : um sistema de ficheiro é constituido por duas partes : um conjunto de ficheiros e uma estrutura de directórios (organização).

- O Sistema Operativo é responsàvel, em relação ao SF,  por :

   - criação e eliminação de ficheiros;
   - criação e eliminação de directórios.
   - suporte das funções base para a manipulação de ficheiros e directórios.
   - mapeamento dos ficheiros (lógico) no suporte de armazenamento secundário (físico).
   - criação de cópias de segurança dos ficheiros em suporte estável, não volátil.
   - gestão e manutenção das permissões de acesso aos ficheiros.

- Operações a efectuar com ficheiros/directórios :

   - criação;
   - escrita;
   - leitura;
   - posicionamento;
   - eliminação.

- Propriedades de ficheiros/directórios :

   
   - nome;
   - tipo;
   - local;
   - tamanho;
   - segurança;
   - data;
   - dono.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gestão de Processos

Diagrama de fluxo sobre a gestão de Processos de um SO.

http://www.lucidchart.com/documents/view/4ea0497c-f9f0-4ea1-bc40-65ba0ade869f

S.O

Intodução aos Sistemas Operetivos


1. Tipos de Software

Sistemas : o software de sistema tem como função a gerência de todos os componentes de um computador, quer sejam em software ou hardware.
Exemplos :
Windows Linux




Aplicação: Software apicativo é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas práticas, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. Tem como foco o usuário. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos, entre outros.




Sistemas Operativos : Um sistema operativo é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.











Funções de um S.O


- Gestão de programas
<><><><><><><> <>

- Controlo dos recursos








-Interface do computador com utilizador



- Segurança